Diagnóstico Empresarial




O Diagnóstico Empresarial, também chamado de Diagnóstico Organizacional , Diagnose Empresarial , Estudo Empresarial ou ainda Check-up Organizacional . Trata-se de uma fase muitíssimo importante para alavancagem dos negócios e identificação de problemas e oportunidades.



Nas organizações como em nosso organismo, existem problemas ocultos, sem sintomas que somente são evidenciadas quando feito um check-up , uma análise técnica através de testes, exames, consultas, contrastes, etc.Da mesma forma nas empresas existem problemas e oportunidades de melhorias, não aparentes, ocultos, que só emergem como evidência quando “caçados” pelos consultores especialistas das consultorias de gerenciamento, como a Qualitivity .



Várias ferramentas de análise como uso de Brainstorming , Análise SWOT , 5W 2H , Canvas e várias outras são boas ferramentas porém é como o uso de um estetoscópio por excelentes profissionais porém os mesmos não são médicos. Por isso essa questão de diagnóstico empresarial é muitíssimo mais adequado deixar sob os cuidados de profissionais experientes e especialistas, pois, obviamente se o diagnóstico for incompleto ou pior ainda, um diagnóstico equivocado as consequências e “efeitos colaterais” poderão ser drásticos às organizações e também o falto de não realizar esse Check up Empresarial pode estar permitindo que pequenas doenças venham à se agravar por falta de detecção e respectivo tratamento e assim, tornarem-se doenças crônicas, graves e até fatais.



A Qualitivity normalmente realiza esse tipo de diagnostico empresarial nas empresas tendo como escopo o chamado Wall to Wall (de parede à parede) quando o check up é geral em todas as áreas da empresa ou inicialmente em uma das grandes áreas da organização e posteriormente migram para outras áreas por questões de alinhamento gerencial (administrativas, de apoio, operacionais, industriais ou comerciais).



Durante o diagnóstico aloca-se na maioria das vezes, durante 2 à 3 semanas uma quantidade suficiente de consultores (normalmente de 2 à 7) conforme escopo, porte, complexidade da operação, maturidade gerencial e quantidade de plantas e áreas. Esses consultores especialistas em gestão empresarial e em diagnóstico organizacional ficam “internados” na casa do cliente durante esse período realizando uma série de profundos estudos analíticos buscando problemas e oportunidades, usando uma metodologia própria de alta tecnologia e fácil didática.



A conclusão de cada Diagnóstico , respeitando-se todo o sigilo evidentemente necessário, e totalmente baseado em evidências e fortes fundamentações (e não simplesmente em meras opiniões)inclui no final da terceira semana :



 



Problemas e oportunidades o que fazer ?

Como implementar as soluções desenhadas e propostas? 
Cronograma de implementação (à 4 mãos com cada empresa cliente) Investimento (valor a ser investido no Projeto de Consultoria, pós Diagnóstico).



 



 



O ROI (Return On Investiment) valor do Savings gerado pelas economias, aumento de receitas e margens de contribuição (lucro), onde normalmente os Resultados gerados dentro do próprio Projeto cobrem o valor do investimento realizado e em um horizonte anualizado esses Ganhos totalizam em geral uma faixa de variação normalmente entre 2 à 7 reais de ganho real para cada 1 real investido.



Isso varia conforme o nível de oportunidades e problemas encontrados e em cada diagnóstico o número firme será explicitado à cada cliente e esse valor constará como termo de compromisso a ser atingido juntamente com o conjunto de melhorias à ser implantado e implementado de forma segura, viável e sustentável.



Para melhor eficácia do Diagnóstico bem como na fase imediatamente posterior que é a implementação dos Projetos de Consultoria .