Qualitivity receita Sinergia e Planejamento

Para obter sucesso em sua empreitada e alcançar os resultados esperados, dois requisitos são básicos para a empresa chegar à qualidade: planejamento e sinergia. É assim que Waldir Ciszevski, diretor executivo da Qualitivity Consultoria & Qualidade Total, orienta seus clientes de todos os portes, tanto indústrias quanto empresas da área de serviços. ``Qualidade é sinônimo de resultado", disse ele em palestra na última segunda-feira, na série ``A Busca da Qualidade Total", realizada no auditório da Folha.

O diretor da Qualitivity comentou que falta às empresas brasileiras a tradição de planejar e que essa deficiência cultural dificulta o desenvolvimento. Para Ciszevski, quando faltam planejamento e sinergia (cooperação), cria-se um ambiente natural para a proliferação do erro. Por conta disso, enfatizou, os erros acabam superando os acertos. E sempre que há erro há um sério problema gerencial. O papel do gerente, em sua opinião, é transitar entre o chão de fábrica, onde fala-se de coisas, e as salas da diretoria, onde a linguagem é dinheiro. O bom gerente, conforme Ciszevski, consegue mensurar cada um desses itens e traduzir para a linguagem do outro.

Segundo Ciszevski, muitas companhias brasileiras competem nos mercados do chamado Primeiro Mundo, mas em geral as empresas nacionais estão longe dos padrões internacionais. As empresas ``world class" contam seus produtos rejeitados em partes por milhão, enquanto no Brasil ainda se medem partes por mil. Essa dificuldade, afirmou Ciszevski, deve-se a vários fatores. O mais grave, ressaltou, é a extrema lentidão com que essas empresas giram seus estoques.

``Seria necessário multiplicarem seus giros por dez para alcançarem a performance das empresas `world class' dos Estados Unidos, Japão e de países da Europa", disse. O nome Qualitivity resultou da junção das palavras quality e productivity (qualidade e produtividade), um jargão que extrapolou o mundo restrito dos iniciados para cair no vocabulário de uma extensa gama de empresários, da micro à grande empresa. Há três anos no mercado, a Qualitivity já orientou para chegar à qualidade total ou obter a certificação ISO 9000 empresas dos setores editorial, têxtil, metalúrgico, papel e celulose, químico, farmacêutico e mecânico.

O retorno dos investimentos, uma tecla que Ciszevski bate repetidamente para seus clientes, é uma filosofia de sua empresa. ``Garantimos o retorno de dois dólares para cada dólar investido", assegurou. Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade, Waldir Ciszevski é pós-graduado em administração de empresas e fez cursos de especialização no Brasil e no exterior. Estudou na Universidade de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas e Escola Superior de Propaganda e Marketing, no Brasil, e na University of Central Florida, nos EUA. Atuando nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, a Qualitivity promove parcerias entre seus clientes e organismos certificadores.  

Mátéria publicada pela Folha de SP, em 13 de agosto de 1995.  
Link da Máteria : Clique Aqui